Create Custom T-Shirts

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Topocal – Programa de topografia

Para todos quantos trabalham na área de topografia, indispensável nas componentes de arquitectura e engenharia civil, existe um excelente programa, o TOPOCAL, com origem no Chile, supostamente em fase de desenvolvimento e que por isso tem sido disponibilizado de forma completamente gratuita, bastando um simples registo para ter acesso à chave de activação.
Nesta fase, que já dura há bastante tempo (2002), as contrapartidas exigidas nem são obrigatórias mas passam pela participação no desenvolvimento do programa, com contributos na forma de ideias e sugestões para melhoria do mesmo.


topocal2


É verdade que para quem já está habituado a trabalhar com programas profissionais, quase sempre bastante caros, encontra algumas limitações neste TOPOCAL, desde logo a impossibilidade de recepção directa dos dados de um aparelho de levantamento topográfico, bem como outras ferramentas avançadas. Todavia, para quem não faz da topografia a sua principal actividade, o TOPOCAL é uma excelente opção a considerar e, como no nosso caso particular, resulta muito bem como uma ferramenta complementar a trabalhos no conhecido AutoCad. Apesar da tal impossibilidade de receber directamente os dados dos aparelhos de levantamento topográfico, tem no entanto várias opções de importação, lendo ficheiros no formato DXF, também utilizado pelo AutoCad, como lê ficheiros de pontos no formato ASCII com dados em diferentes separadores. Do mesmo modo, permite exportar o trabalho para o formato DXF, tanto em 2D como em 3D para além dos formatos nativos.


topocal1


O programa TOPOCAL mostra-se muito eficiente nas principais tarefas e funções de cálculos topográficos, desde logo a criação de modelos de terreno digital, MDT, com triangulações e criação de curvas de nível, com diversos parâmetros de edição associados. Possui várias ferramentas de edição de pontos, curvas, polilinhas, etç.
É também muito bom a gerar secções, malhas, radiações, interpolações, etç.
O desempenho gráfico no manuseamento do desenho, incluindo zoom e vista em 3D é muito eficiente.
Permite também trabalhar com camadas (layers ou capas), possibilitando um controlo ideal das várias entidades.
Em suma, a este nível de software grátis, sem limitações de uso ou edição, não conhecemos na área da topografia programa semelhante com tão excelente qualidade, estabilidade e funcionalidade.


topocal3


Tudo indica que o programa num futuro próximo, depois de terminada a fase de desenvolvimento por que tem passado, venha a ter custos associados à sua utilização pelo que importa aproveitar enquanto está disponível.
Para além de tudo, o sítio oficial disponibiliza um bom manual, se bem que em espanhol.



Site: www.topocal.com
Download da versão 2.0.48
Manual – Versão Chile

Fonte: Teknomatika

14 comentários:

  1. gostaria de usar este programa,
    grato
    Luis Carlos nova lima MG

    ResponderEliminar
  2. instalei programa,foi facil e muito bem explicado, o programa e otimo e faz realmente o que diz, estou satisfeito, agradeço de coraçao a equipe; o preço e otimo gratis, mar a eficiencia do programa e muito melhor, saude e boa sorte a todos.

    ResponderEliminar
  3. Sim é um óptimo programa para topografia é pena ainda não terem lançado nenhuma versão recente.

    ResponderEliminar
  4. [...] Pois é acaba de ser lançada (finalmente) a nova versão do TopCal e como já aqui foi referido as suas vantagens no post anterior. [...]

    ResponderEliminar
  5. Gostaria, de experimentar o topocal 2.0.48, mas preciso da chave para ativa-lo.

    Muito obrigado !

    ResponderEliminar
  6. Pode experimentar o programa á vontade basta fazer um pequeno no site a fim de poder utilizar o programa com a chave fornecida.

    ResponderEliminar
  7. johnantan rocha da silva5 de abril de 2011 às 20:38

    ola amigos sou de maraba no estado do para gostaria muito de usar o topocal mais nao conserguir baixalo se alguem poder me ajudar vou ficar muito grato mande no meu email resposta

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, por favor, estou interessado em usar esse programa, por isso quero saber como baixar.
    obrigado

    ResponderEliminar
  9. OLA GOSTARIA DE USAR ESTE PROGAMA CERTO POIS JA USO OUTROS MAS QUERIA USALO P VER BACANA mande p o emai rocha.escorpiao2009@hotmail.com

    ResponderEliminar
  10. raimundo pinheiro da silva12 de agosto de 2011 às 15:39

    gostaria de baixar o porogama por tenho interese em adiquirilo , e tambem queria saber como faço para conseguir se tenho que compra ou so fazendo um dowloand eu o consigo me mande uma resposta obrigado.

    ResponderEliminar
  11. OLA SOU O ROBERTO BAIXEI O PROGRAMA TOPOCAL MAS PRECISO DA CHAVE PARA PODER USA-LO.FICO NO AGUARDO ABRAÇOS

    ResponderEliminar
  12. não consigo ativar meu usuario e senha,poderia me ajudar

    ResponderEliminar
  13. Tentei baixar o programa mas não consegui abri-lo, pediu senha, apesar de ser grátis como poderei conseguir a chave do TOPOCAL.
    Grato!
    Natlino.

    ResponderEliminar