Create Custom T-Shirts

segunda-feira, 4 de abril de 2011

3Dream Basic



Monte a casa dos seus sonhos sem gastar nada por isso! Com o 3Dream Basic você constrói uma residência com as dimensões que você quiser, erguendo e pintando paredes, escolhendo os materiais e texturas. Depois, você pode decorar toda a sua casa com móveis, elementos arquitetônicos e muito mais!

Exemplo de cômodo criado com a ferramenta

Faça o login no serviço


Para usar o 3Dream é preciso se inscrever no serviço e escolher uma opção de conta. Algumas delas são pagas, porém a opção “Basic” é totalmente gratuita e contém muitas opções de móveis, texturas e materiais. Crie a sua conta e instale o plugin no Internet Explorer.

Você pode usar qualquer versão atual do navegador da Microsoft. Apesar de o site falar que o plugin do 3Dream roda apenas no Windows XP e no Vista, os testes no Windows 7 não apresentaram nenhum problema.

Após criar a conta e instalar o plugin, clique em “My Account”, no canto superior direito da imagem. Em seguida, vá até “Scene list” para abrir o primeiro cenário e começar a montar a sua casa. Clique em “Launch this Scene” para carregar o editor. Pode demorar um pouco até que todos os objetos sejam carregados, então tenha um pouco de paciência!

Abra o cenário para começar a editar

Paredes, portas e janelas!


O primeiro passo é definir os cômodos, criando e destruindo paredes. Clique em “Walls”, no menu lateral e comece a construir! Faça a planta da casa dos seus sonhos, copiando portas e janelas para os lugares corretos. Para copiar, clique no objeto e, em seguida, clique no botão amarelo. Para girar, mantenha o botão verde pressionado e arraste o cursor.

Você pode arrastar as paredes e criar uma casa de qualquer tamanho, com quantos cômodos for preciso. Após concluir isso, aplique as texturas do chão. Para isso, clique no botão de visualização 2D com texturas, conforme indica a imagem:

Visualize as texturas em duas dimensões

Agora vá até a aba “Materials”. Escolha o tipo de textura desejado no campo de pesquisa na lateral esquerda e clique em “Search”. Por exemplo, para o chão, você seleciona a categoria “Flooring”, que contém ladrilhos, carpetes e laminados. É claro que você pode colocar uma textura de parede no chão, afinal isso é apenas uma sugestão.

Para aplicar o material escolhido em determinado cômodo, clique na textura e arraste para o local desejado. A textura pode demorar um pouco para aparecer no chão da sua casa virtual, então espere um pouco.

A textura é aplicada no local destacado em amarelo

Pronto, as paredes foram erguidas e o piso colocado, agora é hora de decorar o resto da sua casa, colocando papéis de parede, iluminação e móveis! Clique na opção de visualização 3D em perspectiva (o último botão das opções de visualização) para ver a sua casa de outro ângulo e começar a edição.

Pinte as paredes e arraste os móveis!


Para pintar as paredes, procure a categoria “Wall Coverings”, na aba de materiais, e veja todas as opções. Existem azulejos, papéis de parede, texturas de pintura, entre outras opções. Se você preferir, pode ir até a aba “Paint” e simplesmente pintar as suas paredes na cor que você achar melhor.

Pinte as paredes e objetos

Para aplicar texturas e cores, faça como no chão: clique no material desejado e arraste para a parede, até ela ficar com o realce amarelo. A textura é aplicada apenas na parte realçada. Faça isso para toda a sua casa, colocando cor e textura no teto também (as opções do teto estão em “Ceilling”).

Agora você pode começar a decoração, colocando os móveis nos lugares certos. Existem centenas de opções para você escolher, na aba “Products”. Escolha a categoria (explore todas para saber o que cada uma tem) e arraste o móvel desejado.

Não se prenda ao tradicional! Decore a sua casa várias vezes, explorando novas texturas, móveis e cores. Tudo pode ser pintado, basta ir até a aba “Paint”, escolher a cor desejada e arrastar para o móvel, parede ou outro objeto qualquer que você queira mudar a cor. É possível, em alguns casos, pintar apenas parte do objeto.

Monte a casa inteira com o 3Dream

Salve o seu projeto desde o começo, clicando em “Save as”. Dessa forma, você pode dar um novo nome para essa casa e criar outras residências da maneira que você achar melhor. Divirta-se construindo a sua vizinhança!




Sem comentários:

Enviar um comentário