Create Custom T-Shirts

segunda-feira, 26 de março de 2012

Mais um CAD free - nanoCAD 3.5

nanoCAD é uma ferramenta para desenhos técnicos. O programa pode ser utilizado para o desenho de peças em planos de duas ou três dimensões.
Programas do estilo CAD (Computer Assisted Design – Desenho Assistido por Computador) são muito utilizados na área da engenharia mecânica, civil e arquitetura.
O aplicativo oferece uma interface similar a outros softwares já conhecidos da área, como o AutoCAD. A maioria das ferramentas encontrados em sistemas similares estão presentes na tela do nanoCAD. Graças a isso, ele permite uma fácil migração para pessoas que estejam acostumadas com outros aplicativos do gênero.
Toolbar nanoCAD

O nanoCAD trabalha com a extensão de arquivos DWG, que é o padrão para esse tipo de programa. Isso significa que projetos iniciados em outras plataformas são compatíveis com o nanoCAD e podem ser alteradas sem maiores dificuldades.  Ao todo, ele possui mais de 450 comandos e ferramentas distintas para que você possa executar seus projetos com facilidade.

Trabalhando com camadas

Uma função interessante e útil do aplicativo é a de criação de camadas (layers) nos desenhos. Com elas é possível editar partes separadas dos projetos com facilidade, ocultando ou exibindo somente a parte necessária da edição. Em trabalhos mais complexos, essa organização é fundamental para não cometer nenhum erro e acabar danificando algum detalhe do trabalho.
Os desenhos editados nas camadas podem ser unidos após o término do trabalho, assim como o oposto também pode ser feito. Imagine que a planta de uma casa com três andares foi desenhada em uma única camada. É possível separar todos os planos e trabalhar com cada parte independentemente.
O nanoCAD inclui comandos para a edição de todos os tipos de desenhos em duas dimensões. A maioria dos objetos primitivos (círculos, quadrados e triângulos) está presente na barra de ferramentas do programa e pode ser acessada facilmente.
nanoCAD

Trabalhando com os detalhes

O desenvolvimento de desenhos técnicos requer uma boa documentação. Para não deixar o seu desenho sem nenhuma informação, o aplicativo oferece poderosas ferramentas de edição de texto e anotações.
Os planos de visão podem ser editados livremente. Cada projeto pode ter o formato que você quiser. Se achar necessário, você pode salvar os pontos de visão com perfis personalizados. Isso facilita na hora de criar um modelo documentado de um sistema em duas dimensões junto com a sua versão renderizada em três dimensões. Tudo pode ser personalizado livremente: desde os ângulos até o formato do papel utilizado para a plotagem.
nanoCAD

Vantagens que o programa oferece

  • Ferramenta CAD de múltiplas funções;
  • Permite a criação de projetos em 2D ou 3D;
  • Interface padrão do mercado;
  • Suporte nativo ao formato DWG;
  • Comandos fáceis
  • Editor de tabelas similar ao Excel, com suporte a macros;
  • Suporte a macros com Visual Basic, Java, ou qualquer outra linguagem suportada pelo Windows;
  • Sistema de plotagem avançada.

A instalação do programa

O processo de instalação do programa pode ser um pouco conturbado. Os desenvolvedores exigem que você se cadastre no site registrando o seu nome e email. O link para download, então, será enviado para o seu email junto com o número de série do aplicativo, que deverá ser utilizado no momento da instalação. Após ser instalado, o programa precisa ser ativado. Para fazer isso, siga as instruções na tela.
Site e Download: nanocad.com

Sem comentários:

Enviar um comentário