Create Custom T-Shirts

quarta-feira, 9 de maio de 2012

SuperGeek Free Document OCR

SuperGeek Free Document OCR é uma ferramenta que trabalha com a tecnologia de reconhecimento de caracteres, mais conhecida como OCR. Com ela, você consegue extrair o conteúdo escrito de uma imagem e armazená-lo no formato de texto, o que permite a edição das informações sem complicações.
Não há segredo na instalação do programa, pois ele segue o mesmo padrão utilizado pela maioria das aplicações desenvolvidas para o Windows. O SuperGeek Free Document OCR suporta a maioria dos formatos de imagem, mesmo aqueles que são poucos utilizados na web.

A aplicação

A utilização do SuperGeek Free Document OCR é bem simples. A tela do programa se assemelha muito com o visual do Office 2010, da Microsoft, e está dividida em duas partes. A primeira delas, mais à esquerda, exibe o arquivo de imagem original carregado. À direta da janela, aparece o texto extraído pelo aplicativo a partir da figura carregada.
Todas as funcionalidades do programa podem ser acessadas a partir de uma barra de ferramentas localizada no topo da interface. Assim, você consegue carregar as imagens e converter o conteúdo para texto com apenas alguns cliques.

Direto do scanner

Quem possui um dispositivo scanner sabe que qualquer conteúdo por eles capturado é salvo no formato de imagem no computador. Para deixar tudo mais prático, o SuperGeek Free Document OCR permite que você acesse e utilize os recursos do aparelho diretamente no programa.
A função “Scan...” ativa o scanner conectado ao computador e captura o conteúdo, exibindo o resultado na porção mais à esquerda da tela. Dessa forma você pode utilizar apenas uma aplicação para enviar o texto ao computador e transformá-lo em um documento editável.

O que é OCR?

OCR é o acrônimo para Optical Character Recognition (reconhecimento ótico de caracteres). Trata-se de uma técnica utilizada para reconhecer e extrair os caracteres presentes em imagens, seja uma figura estática ou arquivos de vídeo.
As técnicas de OCR são alvos de pesquisas há tempos, e hoje já é possível a obtenção de resultados satisfatórios. Muitas empresas de postagem de diversos países já utilizam softwares para “ler” as informações de um envelope e encaminhar esse para o setor correto. O reconhecimento de placas de carro também está sendo realizado por meio de softwares que utilizam técnicas de reconhecimento ótico de caracteres.
Site: www.ocrfree.net
Download: SuperGeekFreeDocumentOCR.exe

Sem comentários:

Enviar um comentário