Create Custom T-Shirts

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Picnik: A maneira mais fácil de editar fotos online



Um bom serviço para mim, seja ele online ou offline, é aquele que consegue agregar um bom visual, uma grande funcionalidade e uma grande acessibilidade, tornando o uso simple, eficiente e prazenteiro. O picnik consegue reunir tudo isso!

Você gosta de uma interface usando muito flash e ajax? Se gostar e tiver a necessidade esporádica de utilizar um editor de fotos quando está fora de casa, creio que você acaba de encontrar uma solução.




Escolhendo/Enviando a foto


Logo de cara, você poderá escolher se deseja trabalhar em uma foto do seu computador, ou de um website (sendo especialmente fácil caso estas sejam do Flickr ou Yahoo! Photos), webcam, ou testar o produto com uma das fotos disponíveis. Ao terminar de enviar a sua foto, ele te transfere para a aba de edição, onde a “diversão” começará.



Editando a sua foto


Caso você queira aproxima a visão, é bem simples, basta utilizar o interessante zoom. Depois de se ajustar, conheça as opções de edição disponíveis no serviço:

  • Auto-fix: Correção automática de alguns atributos

  • Rotate: Girar

  • Crop: Recortar determinado local

  • Resize: Redimensionar

  • Exposure: Controlar a iluminação

  • Colours: Controlar a coloração

  • Sharpen: Controlar a nitidez

  • Red-Eye: Remover os já não tão comuns, olhos vermelhos


Ao clicar em qualquer uma destas opções, o super-organizado menu automaticamente irá dar lugar ao local onde você poderá especificar os detalhes da função. Complicado? Uma imagem te explicará tudo. Veja na imagem abaixo o que acontece quando eu clico na opção rotate, compare com a imagem lá de cima.


Entendeu?

A partir daí, tudo é muito auto-explicativo, feito para o agrado do usuário leigo até o avançado que está longe de seu Photoshop. Uma outra ferramenta muito interessante, é o Cropping, feito de maneira rápida e muito interessante. Ao clicar nesta função, ele cria uma grade na imagem, para que você possa rapidamente selecionar aonde quer cortar.



Efeitos Criativos


Além da aba de edição, você pode adicionar os “Efeitos Criativos”, apesar que esse quesito ainda não está totalmente desenvolvido, ficando restrito a alguns “Efeitos Especiais”:
Black & White: Transformar a foto para Preto & Branco

Sepia: Converter a foto para tons Sepia (vide figura ao lado)

Boost: Aumentar a intensidade das cores

Matte: Destacar a foto com um efeito claro ao redor do objeto central

Vignette: Destacar a foto com um efeito escuro ao redor do objeto central

Soften: “Borrar” a foto

Salvando a sua foto


Se você tiver terminado de editar a sua foto, vá para a aba Save & Share, lá poderá enviar por email, salvar no computador, criar um slideshow no flickr, salvar no flickr, ou até mesmo mandar imprimir (não disponível na versão beta).

Site: www.picnik.com


Fonte:  Diogo Azevedo

1 comentário: