Create Custom T-Shirts

domingo, 4 de julho de 2010

DraftSight – O AutoCAD 2D free

À pouco tempo nas minhas pesquisas pela internet fui surpreendido por uma novidade que a muito tempo procurava o lançamento do Draft Sight. trata-se de um novo editor CAD 2D de arquivos DWG’s que o grupo Dassault está lançando.



O interessante é que o software está sendo distribuido de forma gratuita. Pelo que entendi ele é gratuíto para uso pessoal mas será cobrado de alguma forma para uso corporativo, comercial. Vale a pena a ler sempre o contrato de licença do software. Não quero opinar muito sobre o assunto devido a alguns pontos que ainda não entendi. Mas aparentemente ele é livre para uso pessoal e educacional mas não está claroquantop à utilização corporativa do software. Em princípio o Software pode ser instalado por qualquer pessoa mesmo que não esteja com o subscription activo.

Pois eu registei o meu email é o sufeciente e até agora esta a funcionar muito bem, segueu ma pequena descrição oficial sobre o programa:
A Dassault Systèmes anuncia a disponibilidade de uma comunidade aberta e online acessível através de DraftSight.com que foi desenvolvida para fornecer a todos os usuários do projeto assistido por computador (CAD) novos serviços e produtos para libertar valiosos dados armazenados em bilhões de arquivos DWG. Construído a partir da visão que a Dassault Systèmes tem na inovação social, o lançamento dessa comunidade é anunciado como um resultado direto da demanda dos clientes e marca o próximo passo ao trazer o gerenciamento e armazenagem de arquivos DWG para um ambiente fácil de usar, online e orientado a serviços.

A Dassault Systèmes lança também a solução chamada DraftSight, um produto gratuíto da linha profissional em 2D que entrega um modelo aberto de negócios. Atualmente esta solução está disponibilizada como Beta para download em 3ds.com. O DraftSight fornece aos usuários uma melhor maneira para ler, gravar e compartilhar arquivos DWG.

DraftSightproductshot1

Figura - O DraftSight é disponibilizado em vários idiomas, inclusive Português.

Baseado em uma arquitetura avançada, o DraftSight é fácil de usar, e geralmente leva apenas alguns minutos para fazer o download e instalar. O DraftSight roda em múltiplos sistemas operacionais incluindo o Windows XP, Windows Vista e Windows 7 (o suporte aos sistemas operacionais Mac e Linux estará disponível ainda esse ano). O DraftSight é acessível a todos os usuários, incluíndo profissionais CAD, estudantes e professores.

"A C.G. Bretting Manufacturing está em busca da eliminação de desperdícios e aumento da produtividade", diz Dave Vedder, diretor de Engenharia da C.G. Bretting Manufacturing Company. "Como um cliente da SolidWorks, há vários meses atrás nós contatamos eles com uma preocupação de que o seu produto de edição 2D era lento e não customizável. Em retorno, a empresa nos convidou para participar no programa Alpha DraftSight da Dassault Systèmes onde nós pudemos fornecer informações na interface do usuário, recursos do núcleo além de participar em testes preliminares. Com o DraftSight, a C.G. Manufacturing aumentou a produtividade e eliminou o desperdício associado aos dados legados de arquivos DWG. Nossa experiência com o DraftSight é um exemplo sólido do compromisso da Dassault Systèmes com os seus clientes. O DrafSight fornecerá uma solução excelente para companhias que possuem necessidades em 2D".

Através da Comunidade DraftSight, a Dassault Systèmes apresenta sua força entregando não apenas produtos líderes na indústria, mas também serviços colaborativos para usuários de CAD no mundo todo. Dentro da comunidade online, os usuários podem aprender interagindo com outros membros e deixando suas opiniões a respeito de tópicos específicos, desafios ou qualquer coisa que gostem no que diz respeito a CAD e o DraftSight. Além disso, os membros da comunidade terão a oportunidade de compartilhar idéias e participar de forma transparente no processo aberto de desenvolvimento do produto DraftSight.

Extraido do site: http://blogs.solidworks.com

Este produto é ideal para alguns casos, mas talves mais para quem:



  • Necessita aprender o AutoCAD, mas não tem acesso ao software original. Pode dar seus primeiros passos no Draftsight e operá-lo semelhante a um AutoCAD.

  • Precisa esporadicamente fazer esboços pequenos, tem uma ferramenta com um ambiente bem conhecido e fácil de trabalhar;

  • Já conhece o AutoCAD, não tem acesso ao mesmo e gosta das versões antigas do software, pode usar o Draftsight para coisas não muito grandes.

  • Quer ter um editor DWG para efetuar alterações rápidas de Desenhos do AutoCAD.




Por ser um CAD gratuito, obviamente os recursos do Draftsight não chegam perto dos novos recursos de um AutoCAD 2011. Mas para “dinossauros”, tal como eu, que eventualmente precisam fazer esboços de projeto, editar alguns desenhos DWG, já é uma grande alternativa e ajuda.

Site: www.3ds.com

4 comentários:

  1. Tenho um problema, ao deslocar o rato na tela de desenho este desloca-se aos saltos num PC com o Windows XP, Pentium III a 3Gh com 1G de memória e com uma Matrox parhelia 128Mg, que trabalha muito bem com um program de CAD a 3D.
    No outro Pc, que é um Dell T5500 com o Windows 7 a 64 Bits e 6Gh de rame já fonciona muito bem.
    Para trabalhar a 2D eu tenho o Autocad 2012 e o DratSight e neste momento eu prefiro o DratSight.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do Software DraftSight, porém estou tendo dificuldade manusear alguns comandos,
    algues poderia me informar aonde posso encontrar um curso ou apostila que ensine a trabalhar
    com este programa. de preferença gratis.
    Grato!

    ResponderEliminar
  3. Percebi que ele não possui na barra de baixo do programa, junto aos botões snap, ortho e outros, o botão para que eu possa alternar entre o modo “model” e o modo “paper space”, para poder redimensionar o desenho e encaixá-lo num formato A4, por exemplo. Vocês saberiam me dizer qual alternativa a este botão que tenho no Draftsight ? Se alguém puder me ajudar, meu email é alexmabreu@gmail.com . Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Amigo Reginaldo, o funcionamento deste soft é igual ao Autocad, do qual existe muita informação e documentação.
    Qualquer manual de Autocad serve.

    ResponderEliminar