Create Custom T-Shirts

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Open Beta do Clara.io


Clara.io é um aplicativo que permite aos usuários criar, animar e renderizar¹ conteúdo 3D em qualquer dispositivo compatível. Ele foi criado pela Exocortex e seus colaboradores, conhecidos por seus plugins criativos para Softimage, Maya e 3ds Max. Indo muito além da concepção e animação de objetos, aqueles que o utilizam podem também armazenar suas cenas e plugins em um servidor, para que sempre tenham acesso ao seu trabalho, em qualquer lugar, a partir de qualquer máquina, ou explorar os recursos sem a necessidade de baixar nada para o seu dispositivo. O instrumento também suporta variados formatos de arquivo 3D, entre eles os populares .obj e .fbx.

1 – Renderização entende-se como a conversão de uma representação de objeto formalizada dentro de uma plataforma de alto nível em outra sintetizada e reduzida a um formato não flexível.
A ferramenta está disponível para qualquer navegador WebGL² ativado. O siteget.webgl.org verifica se o seu é qualificado, quando mostra um cubo giratório. Recomenda-se que você use o Mozilla Firefox ou Google Chrome, para melhor experiência, enquanto apenas a versão 11 do Internet Explorer suporta o Clara.io.
2 – O mesmo que Web Graphics Library, interface que suporta a renderização de gráficos 2D e 3D, dentro da linguagem JavaScript.
A maior das vantagens do Clara.io é o fato de que você não precisa de um supercomputador, com memória, processador e placa de vídeo de última geração (até porque no Brasil custaria caro demais). Qualquer computador com acesso à internet é o suficiente, para que se possa modelar, animar e renderizar, uma vez que o software roda em nuvem³.
3 – A computação em nuvem (cloud computing) armazena arquivos e aplicativos em uma rede, garantindo flexivelmente o aproveitamento de suas funcionalidades por qualquer dispositivo conectado à internet. De tal maneira, há mobilidade e downloads não são obrigatórios.
O editor tem interface e usabilidade bastante parecidas com as de programas focados em 3D mais famosos do mercado, como os Autodesks Maya, 3ds Max e Softimage; os experientes nesse tipo de software não terão problemas ao utilizar o Clara.io. Já para os marinheiros de primeira viagem, o site reúne tutoriais, vídeo-aulas e um userguide, muito detalhados e interessantes. Embora seu sistema de render não pareça muito empolgante, acredito que seja satisfatório, pois devo lembrar: o serviço está em sua versão beta.
Para curtir esse novo e fascinante software 3D, basta acessar clara.io e fazer a sua conta.
Fonte: http://designmagazine.com.br/2014/03/o-que-e-clara-io/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário